O que são multimeios?

Mídia ou meio significa “o veículo da comunicação e conteúdo, ordenado pela linguagem e pelos seus processos de significação, constituídos historicamente nas diferentes expressões humanas” (*1), ou seja, entendemos o termo meio como o veículo condutor da informação. Cada meio tem sua linguagem, estética e peculiaridades, inclusive na forma como o receptor reage ao seu estímulo.

Nas últimas décadas, novas ferramentas técnicas ampliaram consideravelmente as possibilidades de exploração das interfaces entre as diferentes mídias e linguagens bem como a interação entre elas. Estamos vendo o surgimento de sistemas de comunicação interativos jamais pensados – videoconferência, TV na internet, HDTV com acesso à Internet e hipertextos dentro do contexto de uma cena, sistemas híbridos de telefonia móvel, TV, rádio e Internet com acessos interativos a textos, áudio, vídeo entre o usuário e emissor, simultaneamente.

Devido a essas necessidades mercadológicas, nasce uma nova forma de comunicação – a dos multimeios - mantendo, cada um, seus símbolos e expressões mas fazendo parte do todo, sinergeticamente. Essas demandas trazem a necessidade de um profissional da comunicação criativo e flexível, capaz de operar em cenários progressivamente mutantes e adaptar-se às necessidades de cada situação, sabendo se apropriar da tecnologia sem deixar de realizar uma produção crítica, reflexiva, ética e interdisciplinar.

*1 – fonte: Comunicação Social – curso de Midialogia – Unicamp.