Multimeios

O que significa multimeios?

O que significa multimeios?

Mídia significa “o veículo da comunicação e conteúdo, ordenado pela linguagem e pelos seus processos de significação, constituídos historicamente nas diferentes expressões humanas” (*), isto é, o condutor da informação. Cada meio tem sua linguagem, estética e peculiaridades, inclusive na forma como o receptor reage ao seu estímulo.

Nas últimas décadas, novas tecnologias ampliaram, consideravelmente, as possibilidades de exploração das interfaces entre as diferentes mídias e linguagens, bem como a interação entre elas. Estamos vendo o surgimento de sistemas de comunicação interativos jamais pensados – videoconferência, programa televisivo na Internet, TV interativa com hipertextos dentro do contexto de uma cena, sistemas híbridos e multifuncionais de telefonia etc.

Hoje, para o usuário, não faz sentido as separações dos meios que transportam a informação audiovisual: rádio, TV, Internet ou telefonia. Pode-se iniciar o acesso no dispositivo móvel, continuar no computador e finalizá-lo na TV interativa. O usuário deixa de ser o sujeito passivo e passa a ser um agente influenciador, senão determinador da experiência audiovisual. Não raro há convergência do espectador com os protagonistas da ação, vide os hangouts com formato de broadcast.

Devido a essas necessidades mercadológicas uma nova forma de comunicação emergiu: a da midialogia, a dos multimeios. Ela considera a simbologia e a dialética de cada meio mas como parte do todo, sinergeticamente.

Essa nova demanda requer um profissional da comunicação criativo e flexível, capaz de operar em cenários progressivamente mutantes e adaptar-se às necessidades de cada situação, sabendo se apropriar da tecnologia sem deixar de realizar uma produção crítica, reflexiva, ética e interdisciplinar.

* Midialogia, Comunicação Social – Unicamp.

Share on FacebookGoogle+Tweet about this on Twitter